ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO REDONDO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACAO
ANEXO DA PORTARIA 004/2020
ANEXO ÚNICO DAS ESTRATÉGIAS DE ATIVIDADE REMOTAS PARA O SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CAMPO REDONDO, COMO FORMA DE ACOMPANHAR OS DESAFIOS DAS ESCOLAS NA OFERTA EMERGENCIAL DE ATIVIDADES EDUCATIVAS, RESPEITANDO A DIVERSIDADE, A ESPECIFICIDADE E PECULIARIDADE LOCAL:
Criação de grupos no WhatsApp para cada turma – como forma de comunicação entre família, estudantes, professores, coordenadores pedagógicos e gestores, integrantes do grupo;
Criação de um e-mail coletivo para acesso de todos os professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares para disposição de material didático: textos, apostilas, slides, livros digitalizados, entre outros materiais de apoio às estratégias de aprendizagem não presenciais de subsídios aos professores e de interação entre as equipes pedagógica e de gestão escolar;
Distribuição de material impresso com conteúdos educacionais para os estudantes realizarem atividades em sua residência de maneira autônoma e/ou com o acompanhamento da família;
Criação de pontos de apoio, além da escola, para a entrega do material, impresso (cadernos pedagógicos, livros didático, envelopes pedagógicos, sacolas pedagógicas) para a entrega do material aos responsáveis pelos estudantes e/ou aos estudantes de maior idade, em dia e horário previamente definido pela equipe escolar para cada turma e divulgado com antecedência aos interessados, a fim de que seja evitado qualquer tipo de aglomeração;
Criação de parceria com os agentes comunitários de saúde para que os kits contendo os materiais impressos cheguem às residências de todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino;
Inclusão de atividades adaptadas e relacionadas às especificidades dos estudantes da Rede Municipal de Ensino com necessidades educacionais especializadas;
Criação de cronograma/agenda, para ser divulgada aos pais e/ou responsáveis e aos estudantes, com a disponibilização dos dias em que cada professor postará as informações das aulas de maneira que os objetos de conhecimento possuam sentido pedagógico;
Transmissão de aulas por rádio local, em horário determinado, para que os/as estudantes, de acordo com as etapas de ensino da educação básica e da modalidade da educação de jovens e adultos, ouçam de casa as estratégias sobre os objetos de conhecimento programático, informações da escola, dicas de higiene, orientações de prevenção a saúde, contação de histórias, participação ao vivo de professores, coordenadores, gestores e estudantes, orientações e apoio para auxiliar as famílias e as/os estudantes neste momento de isolamento social, visando o apoio socioemocional, por psicólogos e assistentes sociais do município, entre outras atividades;
Transmissão de aulas e conteúdos educacionais pela TV por meio de parcerias com emissoras regionais e nacionais, em horários determinados, com conteúdos educacionais elaborados de acordo com as etapas de ensino e objetos de conhecimento (TV Assembléia, TV Universitária e o Canal Futura) disponível de segunda a sexta-feira, aos estudantes do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos que tiverem acesso aos canais:
CANAL/HORÁRIO |
DISPONÍVEL |
Canal Futura Manhã: 08h00 às 10h00 Tarde: 13h00 às 15h00 Noite: 18h15 às 19h00 |
TV Aberta (Parabólica) Sky: 434 Sky HD: 34 NET e Claro TV: 534 HD e 34 Vivo: 68 HD e 24 em Fibra Ótica Oi TV: 35 |
TV Assembleia Manhã: 8h00 às 9h00 |
Canal aberto digital: 51.3 Canal nas regiões: 18.1 Cabo: 09 e 109 Internet: 16 |
TV Universitária Tarde: 16h:00 às 18h:00 |
Canal aberto (Digital): 5.1 Net: Canal 5 Sky: Canal 305 Cabo: Canal 17 |
Produção de videoaulas gravadas por professores e disponibilizadas em redes sociais (WhatsApp, Facebook, You Tube, Instagram, etc.) para compartilhamento de informações, orientações, desse período em que estamos vivenciando o isolamento social em decorrência do novo Coronavírus e de conteúdos educacionais para que os estudantes assistam em casa;
Transmissão de aulas ao vivo e on-line em redes sociais pessoais ou institucionais (lives no Facebook, You Tube, etc.), com mediação do professor e interação com os/as estudantes e suas famílias;
Compartilhamento de conteúdos e recursos digitais em diferentes formatos (PDF, games, vídeos, etc.) em redes sociais (WhatsApp, Facebook, You Tube, Instagram, etc.) para apoio a aprendizagem dos estudantes;
Disponibilização da Plataforma Conviva para o uso dos professores, coordenadores pedagógicos, das equipes técnicas da Secretaria Municipal de Educação e das escolas para exploração dos conteúdos da biblioteca Conviva, de cursos, de orientações e de informações on-line e gratuita, como também, para o compartilhamento de experiências, armazenamento e gerenciamento dos planos de atividades remotas da escola e dos planos de atividades pedagógicas desenvolvidas quinzenalmente pelos professores, com o acompanhamento dos coordenadores pedagógicos;
Fortalecimento da parceria da escola com a família, orientando-as para que as/os estudantes realizem suas atividades, tenham uma rotina saudável e cuidem do seu bem-estar durante o período de isolamento social;
Orientação às famílias a organizar a rotina de estudos dos/das estudantes, preservando o tempo e o espaço necessários para que a aprendizagem ocorra;
Orientação pelos professores da Educação Infantil às famílias dos/das estudantes dessa etapa da educação básica, a desenvolverem semanalmente, uma rotina elaborada pelos professores, com sugestão aos pais de atividades lúdicas, brincadeiras e interações para o fortalecimento de laços afetivos na família, dicas de higiene, dicas de aproximação das crianças com o mundo escrito, da oralidade, do acréscimo de palavras ao repertório das crianças dessa faixa-etária, no período de isolamento social;
Promoção de canal de comunicação via grupos de WhatsApp, por contato telefônico, ou presencialmente, com agendamento prévio, para trocas constantes de informações e orientações entre os professores da educação infantil, das escolas, às famílias dos/das estudantes do Nível I ao Nível V da educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Campo Redondo;
Criação de canal de comunicação, para trocas constantes de informações, entre os gestores, coordenadores pedagógico e professores (WhatsApp ou outras ferramentas digitais), para organização do Plano de atividades remotas da escola, elaboração dos planos de aulas quinzenais (tema da aula, objetivo, objeto de conhecimento, o que se espera que os estudantes tenham aprendido no final, acompanhamento e monitoramento das devolutivas das atividades encaminhadas), direcionamento de recomendações e/ou informações e ainda esclarecimento de dúvidas, aos integrantes do grupo;
Criação de formulários pela Secretaria Municipal de Educação para todas as escolas do Sistema Municipal de Ensino para coleta de dados e acompanhamento sobre a(s) estratégia(s) adotada(s) para que a atividade chegue até o/a estudante e a sua família, como também, a contabilização dos percentuais de participação dos estudantes de cada ano escolar na execução e devolutiva das atividades aos professores;
Participação dos professores, coordenadores pedagógicos, técnicos da Secretaria Municipal de Educação, gestores escolares em cursos de formação de forma remota, disponíveis nesse período nas diversas plataformas gratuitas, para que melhor se adaptem ao ensino não presencial e oriente a aprendizagem e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos/das estudantes, como as suas individualmente, durante este período de suspensão das aulas presenciais.
As estratégias aqui apresentadas constituem, em caráter excepcional, um parâmetro de oferta de atividades complementares não presenciais, durante o período emergencial,enquanto perdurar a situação mais crítica de disseminação dapandemia do novo Coronavírus (COVID-19), nas instituições de ensino integrantes do Sistema Municipal de Educação de Campo Redondo/RN.
Publicado por:
Adelly Mayany Martins Dantas
Código Identificador:903F4AF1
Matéria publicada no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte no dia 29/04/2020. Edição 2261
A verificação de autenticidade da matéria pode ser feita informando o código identificador no site:
https://www.diariomunicipal.com.br/femurn/